INSTITUCIONALHistória
A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) foi fundada no dia 04 de outubro de 1923, com o nome de Centro Comercial de Paranaguá. Nasceu de um encontro dos treze fundadores na secretaria do Clube Republicano, onde foi aprovada e empossada a sua diretoria provisória. Em Dezembro do mesmo ano foi realizada reunião para eleição da primeira diretoria que teve como presidente o Sr. Ceciliano da Silva Corrêa. Em 1928 foi adquirido o primeiro imóvel localizado à rua XV de Novembro, que foi vendido alguns anos mais tarde para a ampliação da nova sede. Na gestão de diretoria de 1979/1983 foi adquirido terreno e construído um imóvel localizado na Rua Rodrigues Alves, que foi sendo ampliado ao longo das gestões posteriores e onde está localizada atualmente a ACIAP, com mais de 1500m² de infraestrutura.
Firmar o Porto de Paranaguá na preferência dos importadores e exportadores foi uma longa luta que a Associação enfrentou desde sua primeira reunião em 1923, onde a primeira decisão tomada foi solicitar ao Diretor da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande - Paraná a abertura do portão da Rua Pêcego Junior e a colocação de mais uma balança, a fim de facilitar a carga e descarga de vagões. A criação de uma comissão para mediar o conflito com os trabalhadores terrestres (estivadores), dada a insatisfação pelos salários, em 1925. A constante solicitação pela dragagem do Canal da Galheta desde a inauguração do cais do Porto de Paranaguá em 1935 até os dias atuais. A mediação do conflito entre terminais de granéis associados e os caminhoneiros, no período de escoamento de safra, devido à cobrança de diárias dos vários dias parados em longas filas na BR 277, aguardando para descarregar no Porto de Paranaguá, entre os anos de 2001 a 2003. Até a mais recente conquista, após inúmeras guerras travadas no Judiciário, em conjunto com os Sindicatos dos Operadores Portuários e Agências Marítimas, contra o Governo do Estado e Superintendência do Porto de Paranaguá pela liberação de exportação de transgênicos no ano de 2007.
Destacamos alguns fatos e importantes conquistas ao longo destes 89 anos:
1944: após insistentes pedidos da Associação Comercial de Paranaguá finalmente é inaugurada a primeira agência do Banco do Brasil em Paranaguá.
1950: estabelecido pela primeira vez horário para funcionamento do comércio.
1964: criação do DEPROC (Departamento de Proteção ao Crédito), mais tarde nominado SEPROC e atualmente SPC.
1974: o estatuto foi remodelado e o nome da Associação foi modificado para Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá.
1988: instalada a Junta Comercial na sede da Aciap.
1993: preocupada com a grande quantidade de candidatos a deputados estadual e federal de fora da cidade, a Associação lança o lema “Nenhum de nós será tão forte quanto todos nós juntos. Vote somente nos candidatos de Paranaguá”.
1999: a ACIAP assina Convênio com o Sindiadubos para gestão e administração das receitas e despesas advindas na manutenção de equipamentos utilizados na descarga de fertilizantes pelo Porto de Paranaguá. O citado convênio encerrou em 2001.
2000: assinatura de Convênio entre APPA e Terminais de Granéis associados para execução de serviços de manutenção das instalações de uso comum do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, que originou um Fundo de Manutenção do qual a Aciap foi gestora de 2000 a 2007.
2005: assinatura de contrato entre Aciap e Terminais Redex para gestão e administração de um fundo a fim de contratar empresa especializada para disposição de link e armazenamento de dados com o objetivo de viabilizar o Sistema Tradex da Alfandega da Receita Federal em Paranaguá.
2006: A Aciap encabeça um movimento em defesa da cidade que culmina na edição da “CARTA ABERTA EM DEFESA DE PARANAGUÁ”. O documento foi elaborado com a colaboração das diversas câmaras setoriais da entidade e encaminhado a diversas autoridades públicas e políticas, além de entidades representativas, com o objetivo principal de promover a melhora no relacionamento com a Autoridade Portuária, visando a busca de soluções legais e técnicas que atendessem as aspirações da comunidade portuária.
2007: Coordenada pela ACIAP, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e os comerciantes da região central, foi realizada a revitalização da Rua Desembargador Hugo Simas. A execução da obra contemplou a troca de pavimento por paver (bloco de concreto intertravado); recuperação da galeria da rede de drenagem; implantação de guia rebaixada – garantindo a acessibilidade e pessoas com necessidades especiais e novo sistema de iluminação.
2007: ACIAP firma Convênio com o Juizado Especial Cível e Criminal para cessão de dois estagiários, com o objetivo de atender o volume da demanda e garantir o fácil acesso ao pequeno e micro empresário.
2008: Assinatura de Convênio de Cooperação entre ACIAP e ISAE – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul para realização do curso de pós-graduação em Administração de Empresas da FGV – Fundação Getúlio Vargas. Até o ano de 2012 foram formadas quatro turmas.
2008: dada a carência de mão de obra e pouca qualificação dos colaboradores contratados, atendendo demanda do associado TCP e demais empresas associadas, a ACIAP e a UTFPR assinaram em Abril de 2008 um Convênio de Cooperação Técnica a fim de promover a realização de cursos técnicos na área de manutenção elétrica e mecânica. No período de Abril a Novembro de 2008 foram capacitados 304 profissionais.
2008: O Conselho da Mulher Executiva da ACIAP lança o livro “Mulheres que Fazem” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
2009: Após longo trabalho de sensibilização de diretores e associados, a Aciap recebeu da Coordenação Estadual dos Conseg’s a Carta Constitutiva em Janeiro, e em Março de 2009 empossou o primeiro Conselho Comunitário de Segurança de Paranaguá.
2010: Dada a interdição do Porto de Paranaguá pelo IBAMA em 08 de Julho de 2010, a Aciap se une aos demais segmentos portuários, Sindop, Sindapar e Aocep, e reúne toda a comunidade portuária emergencialmente com a finalidade de conseguir recursos financeiros para contratação de estudos com o objetivo de conseguir os licenciamentos ambientais junto ao Ibama. Foram levantados recursos na ordem de 1 milhão de reais, contratou-se a empresa Acquaplan que elaborou os estudos que foram concluídos em Janeiro de 2011 e doados ao Porto de Paranaguá.