ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE PARANAGUÁ
Coluna dos Diretores
Anwar Hamud - Presidente da Câmara Setorial do Comercio Varejista
5 dicas de Marketing Digital para pequenas empresas

O Marketing Digital é  uma ótima ferramenta para divulgação e presença digital para pequenas e medias empresas, é nesse contexto que publico abaixo 5 dicas e ferramentas para utilizar na estratégia de Marketing das empresas.

1-O Blog é a maneira mais fácil de criar e gerenciar conteúdos de qualidade com alta possibilidade de indexação pelo Google, alem de servi como um plus e como uma importante ferramenta de captação de novos clientes ou leads. Utilize ferramentas como Google Adwors,Suggest,Trends,Zeitgeist e descubra que tipo de contudo está sendo compartilhado e comentado, procure sempre oferecer conteúdo relevante ao seu negocio, uma ótima ferramenta de blog é o Wordpress e o Blogspot.

2- Newsletters ou Email Marketing são ótimas ferramentas para você aguçar diariamente o desejo de consumo dos seus clientes.Estabeleça uma frequência de envios,não envie e-mails muito distantes umdo outro,não seja chato,estabeleça um padrão, não compre listas de e-mails do mercado negro ou de fontes desconhecidas. Olhe o que o seu e-mail marketing não poderá esquecer, promoção atrativa,preço competitivo,facilidade de pagamento,fotos e layouts bonitos e atrativos e um diferencial competitivo(oferecer um brinde ou serviço que se destaque na frente dos outros).

3-Redes Sociais virou modismo, toda empresa tem que estar no Facebook e no Twitter. Concordo. Porém, antes de sair cadastrando sua empresa em duzentos sites diferentes de redes sociais ao redor do mundo, pense exatamente na finalidade dessa ação.Procure entrar nas redes sociais em que seu publico esteja, aquelas que combinem com seu mercado, uma dica essencial para quem desejar realizar um trabalho nas redes sociais é procurar sempre o trabalho de um profissional.

4- Resource Center ou Help Desk,ainda não muito populares por aqui, o Help Desk é uma ferramenta muito explorada nos Estados Unidos. Funciona praticamente como um self-service de informações relacionadas ao seu negócio.Monte um formulário com alguma “Perguntas e Respostas” e coloque em seu site isso facilitará o atendimento com os clientes.

5- Google Adwords (Links Patrocinados) e Sites comparadores de Preço Os Links Patrocinados são aqueles pequenos anúncios de texto que aparecem ao lado direito do Google assim que você faz uma pesquisa. Os resultados são sempre relacionados ao tema da busca, Da mesma forma, você poderá definir o seu público-alvo, selecionando as palavras-chaves mais adequadas ao seu produto ou serviço. O anunciante paga apenas quando seu anúncio é clicado.

Anwar Hamud
Presidente  da Câmara Setorial do Comercio Varejista da ACIAP


(41) 3038-8500



Rua Rodrigues Alves, 621
Paranaguá - Paraná
Cep : 83.203-170